sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O PRINCÍPIO DA CO-RESPONSABILIDADE!!!


É realmente este principio tem um nome um tanto quanto rebuscado e confuso. Todavia, posso garantir para vocês que - diferentemente de seu nome - é algo muito simples e lógico quando explicado.

Vou explicá-lo para vocês para mostrar e 'provar' que a humanidade ainda tem cura, ainda tem solução. Basta haver uma mobilização social para isto acontecer.

O Principio da Co-Responsabilidade foi criado por um personagem chamado Marc
o Polo de um livro - 

O Futuro da Humanidade - de Augusto Cury. Este principio revela que todos os seres humanos são influenciados e influenciam outros grupos, de forma que nenhum ser humano pode ser considerado uma ilha física, psiquica e social no oceano que é a nossa sociedade.

Este processo acontece da seguinte forma: a partir do momento em que uma pessoa toma uma atitude interfere na vida de outras (pessoas) de três formas. 

Primeiramente, afeta o tempo das pessoas ao seu redor. Afeta então a memória das mesmas pessoas, pois esta sua atitude se agrupa a outras já existentes na lembrança destas pessoas. 

Finalmente, afeta as reações destas pessoas, consequentemente afetando a qualidade e a frequencia das mesmas.

Eu sei que está confuso e complexo, mas te garanto que tudo isso já fará sentido.



Ao analisar todas as consequencias que um ato pode ter, percebemos que estas se transformam em uma teia interminável. Assim como a cadeia alimentar, uma ação depende da outra para acontecer. Mesmo porque a reação das pessoas em relação à uma ação, pode ser considerada uma nova ação, que irá então repercutir em novas reações, o que fará de todas estas ações e reações um ciclo.

Isto explica como uma pequena ação pode se reverter em um grande passo para a nossa humanidade. Tanto um passo construtivo, quanto um passo destrutivo.

"Portanto, depende de nós se esse mundo ainda tem jeito apesar do que o homem tem feito, se a vida sobreviverá ..."

A mensagem de tudo isso? Eu deixo nas mãos do meu querido "Marco Polo":

A humanidade é uma família vivendo numa complexa teia. Somos uma única espécie. Deveríamos amá-la e cuidar dela mutuamente, caso contrário, não sobreviveremos.

Paulinho Almeida.
Tempo de Vida.
17.08.2.012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário